sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Julie, o email e o primeiro sorvete.

Dando uma recapitulada: esse aqui é um Blog de projeto anual. Mas é o projeto pessoal de uma pessoa com o espírito combativo, que tem como meta se tornar uma pessoa mais doce. É também o projeto, a meta de dissipar histórias bonitas e felizes. A idéia é fazer sorrir quem ler. E que essas pessoas façam outras pessoas sorrir e assim por diante. É uma meta, um projeto, um teste ao mesmo tempo. E até o dia 31 de dezembro de 2013, eu pretendo mostrar pra mim mesma que, sorrir é, efetivamente, o melhor negócio.

Julie é uma mãe que eu conheço. Ela é loira e tem uns cabelos californianos lindos. Ela não é da Califórnia, mas é uma daquelas mulheres que poderia facilmente estar num editorial sobre pessoas lindas, saudáveis e que querem que outras pessoas sejam mais saudáveis também. 

Mas a Julie não é modelo/manequim. Ela é primeiramente, na minha opinião, uma mãe. Depois ela é uma ativista fervorosa, mas não daqueles que combatem. Julie é uma ativista fervorosa da opção pela caridade e do esforço pelo outro. 

A Julie tem lutando bravamente. Ela teve câncer. Digo teve por que eu sei que ela não vai ter mais. Tenho certeza, rezo e me dá uma vontade louca de sorrir quando eu falo assim: " A Julie TEVE câncer". Ela perdeu os lindos cabelos. E um pedaço importante dela como mulher. Mas a Julie, impressionantemente não para de sorrir. E a Julie continua a fazer longas caminhadas todos dias. E a ajudar tanta gente no Sudão. E a Julie continua sendo mãe. E isso pra mim isso é muito bonito. Você continuar no esforço para ser o que você é. Sim, por que uma adversidade pode mudar a gente. Pode tirar a gente do prumo. Pode tirar a nossa habilidade de lembrar quem é aquela figura ali, refletida no espelho de manhã. Mas a Julie lembra. E a Julie sorri... Como a Julie sorri bonito. É como comer um biscoito, tão bom que é ver a Julie sorrir.

Eu achei importante contar a história da Julie. Não só pela minha admiração por ela, mas também para tentar desvendar esse mistério de como alguém tão longe pode estar tão perto da gente apenas existindo de uma forma tão positiva assim. Inspirando. 

Minha irmã escreveu um email lindo. Não foi só para mim. Foi um email de gestão de crise. E o que disse sobre o email foi das coisas mais bonitas que eu já ouvi. Ela disse que escreveu o email para blindar o coração da gente de tudo que pode não ser bom de sentir. E eu acredito que o que ela queria era terminar um ciclo de coisas ruins sendo ditas da forma mais generosa que ela pudesse, para que mesmo de lados opostos, todos pudessem sentir um pouco daquilo também. 

Eu acho que o sorvete "Pralines and cream" vai ser um dos finalistas da disputa pelo título de meu sorvete favorito.  

4 comentários:

  1. Achei muito pretensioso esse sabor. Sugiro repensar!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, prometo que vou pensar em outros sabores antes de me decidir.

    ResponderExcluir
  3. LINDO! Passei o reveillon com a Sofie, uma mãe como a Julie, tão linda e na mesma batalha. Marido incrível, Vincent, e mãe de duas princesas, Anais e Iris. Não páro de pensar neles e nos seus sorrisos!!! Pensando, sorrindo e enviando boas vibrações

    Pralines and Cream é uma deícia, Hagen Daaz né?? Espero que você tenha a chance de provar uns sabores do Ben&Jerry's esse ano.

    ResponderExcluir