segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tarantino, Jane Austen e o sorvete de tapioca.

Eu adoro os filmes do Quentin Tarantino. Gosto muito. Considero as histórias que ele conta edificantes. Eu me explico. Pode parecer estranho, não é? Woody Allen, mesmo quando cínico, amargo, parece mais edificante contando suas histórias de amor do que o Tarantino. Acho que, talvez, isso possa ser um jeito pouco otimista de olhar para o Tarantino.

E, como vocês lembram esse é o Blog do Otimismo. Não é apenas ser Poliana. Aqui, eu vou fazer uma tentativa diária de modificar a maneira como eu vejo, observo e sinto o dia a dia. E, vou testar, se, em sendo mais positiva, escrevendo de forma mais positiva, observando de forma diferente, eu posso sentir diferente.

Mas bem, o Tarantino. Acho um cara que faz um cinema extremamente leve. Não apenas por que ele não pretende ser o Proust ou Damier. Mas por que no cinema do Tarantino, esteticamente falando, estamos dentro de um Gibi, e mesmo com tanto sangue, isso não pode ser ruim.

Tarantino coloca pra fora. Ele transforma em histórias, entretenimento, em marca e produto, personagens e suas trilhas sonoras. E tenho a impressão tudo o que ele sente mais "dark". É como o Stephen King, só que bem humorado. Acho que se o Tarantino tem traumas, inimigos, desafetos, corações partidos, ele os transforma em personagem, degola eles na tela e vai dormir. Bem humorado, feliz, charmoso e bem sucedido.

Eu sou uma daquelas pessoas duronas que chora toda vez que assiste "Orgulho e Preconceito". Não o filme, por favor, o seriado da BBC, com o Colin Firth beeeeeem moço fazendo o papel do Mr. Darcy. Se eu quero um amor como o dele e da Elisabeth? Imagina...

Provei o sorvete de tapioca. Peço desculpas a todos os envolvidos. Fail, não curti. Tomei um picolé de limão ainda agora, com o qual estou muito mais satisfeita.

De qualquer maneira, estou adorando provar todos os sorvete, com calor ou sem calor. Faz bem descobrir coisas novas e inimagináveis sobre a gente. Eu curto.

2 comentários:

  1. Agora fechamos em tudo! Tarantino é o máximo!! Sorvete de tapioca nem pensar e picolé de limão é TUDO de bom e melhor pra aplacar o calor ou "limpar" a boca depois de uma sabor a base de chocolate pra passar pra outro mais sútil depois!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que depois de 20 anos, já era hora de Tarantino parar de fazer o mesmo filme. Mas confesso que me divirto quase sempre, apesar de achá-lo um babaca.

    ResponderExcluir